FANDOM

Sonic o Ouriço (ソニック・ザ・ヘッジホッグ Sonikku za Hejjihoggu?, em ingles - Sonic the Hedgehog) é um personagem de jogos de videogame criado pela SEGA para con correr directamente com o personagem Mario, da Nintendo e antes da criação de Klonoa da Namco (surgido em 1997,é muito semelhante ao Tails e se torna o amigo de Sonic). Sonic é um ouriço (embora a Tec Toy, distribuidora da Sega no Brasil, o chamasse de porco espinho) azul bastante veloz, e que tem como objectivo principal salvar os outros animais do vilão Dr. Eggman (também chamado de Dr. Robotnik em algumas adaptações ocidentais), que os transforma em robôs para trabalharem para ele como escravos.

Sonic foi criado para substituir Alex Kidd que ocupava o posto de mascote da Sega, nascido ainda no Master System, mas que não era tão carismático na época como Super Mario. Seu desenhista foi Naoto Ohshima.

ConcepçãoEditar

Em 1990, a Sega encomendou a seu sector AM-8 (actual Sonic Team) a criação de um jogo para o Mega Drive que superasse um milhão de cópias e um personagem para se tornar mascote da empresa, substituindo o até então mascote Alex Kidd. Houve um concurso interno com várias sugestões, como um cachorro e um tatu.

Quando o jogo foi lançado, em 1991, ele foi muito bem recebido devido à velocidade, cores, músicas e cenários contidos em um cartucho de apenas 512 kB.

PersonagemEditar

Sonic tem 15 anos de idade[carece de fontes] e é notado por ser aventureiro e corajoso. Gosta de relaxar e sempre luta pela justiça e pelos indefesos, e não tem medo de enfrentar o perigo para ajudar os outros, sempre encarando tudo como um desafio. Aparentemente Sonic não é nem um pouco modesto para com as suas habilidades. Sonic fez muitos amigos desde seu primeiro jogo, entre eles estão seus companheiros Tails e Knuckles, seu rival sombra (que enxerga Sonic apenas como aliado, não como amigo), além de Amy Rose, a qual se auto-declara namorada do ouriço, apesar dele sempre fugir dela. Sonic também pode se transformar em uma forma muito mais poderosa Super Sonic. Nesta forma Sonic já salvou o mundo de diversos perigos. Sonic foi redesenhado junto com os outros personagens, sua aparência actual são espinhos maiores, pupilas verdes e uma cor azul mais viva. Originalmente Sonic nasceu em Green Hill, na South Island.

TransformaçõesEditar

  • Super Sonic: É a clássica transformação quando Sonic tem todas as 7 esmeraldas do caos. No game, é só ter as Esmeraldas do Caos., 50 anéis e pular. Seu corpo fica dourado, seu cabelo levanta, sua velocidade aumenta muito, fica quase invulnerável e também consegue usar o Controle do caos perfeitamente, pode voar e lançar rajadas de energia pelas mãos.
  • Hyper Sonic: Somente em Sonic 3 e Knuckles. Coletando as Emeraldas do vá a Mushroom Hill e entre no anel dourado e verde, em contato com a Master Esmeraldas do Chaos vão se separar e irão abrir espaço. Elas se transformarão nas novas 7 esmeraldas chamadas de Super Emeraldas do caos, então reative-as. Em vez de uma cor amarelada Sonic possui uma coloraçao principalmente prateada mas também aparecem as cores de todas as Super Emeraldas do caos, tem todos os poderes de Super Sonic so que mais poderosos.
  • Darkspine Sonic: Aparece no game Sonic & The Secret Rings.Sua aparência fica um pouco parecida com o Espio, porque seu pelo fica roxo, sem esquecer de mencionar as listras brancas na cabeça e os punhos e canela de fogo.

'Sonic o 'lobirico: Aparece em Sonic Unleashed. Quando Dr. Robotnik (mais conhecido como Dr. Eggman) dispara a energia negativa das Chaos Emeraldas em Sonic, e ao invés de se tornar Super Sonic, ele se transforma em um tipo de "Loboriço". Nesta forma Sonic fica mais lento porém bem mais forte fisicamente, e pode esticar seus braços e ficar em modo Unleashed que deixa ele mais forte e com golpes diferentes.

  • Excalibur-Sonic: Aparece no Sonic and the Black Knight. Sonic, após ganhar a espada Excalibur, ganha uma armadura dourada e sua espada Calibur muda de forma.
  • Dark Sonic: Só visto em um episódio raríssimo do anime Sonic X. Seu corpo fica igual ao de Super Sonic, mas completamente escuro e sombrio, e fica facíl de confundi-lo com Shadow. Quando Sonic fica desse jeito, destrói tudo, sem piedade, mas no final se acalma rápido.

Jogos eletrônicosEditar

Ver artigo principal: Sonic the Hedgehog (série)

Os jogos de Sonic geralmente são em sua maioria do tipo plataforma, centrados na luta contra Dr. Eggman (Robotnik) e a caça às misteriosas Chaos Emeralds. Os terrenos lembram vagamente uma montanha-russa, com loops e quedas abruptas, e as fases são variadas, sendo as mais típicas as planícies gramadas, as ruínas, parques e outros lugares de entretenimento, e as megalópoles industriais.

Sonic 2 marcou a estréia de Tails, a raposa de dois rabos, e a primeira aparição de Super Sonic. Sonic 3 marcou a estréia de Knuckles, o équidna (que era vilão mas se tornou aliado em Sonic & Knuckles). Os jogos do Sonic sempre veem com um segredo nas fases. Em 1996, saiu o primeiro jogo isométrico do Sonic, Sonic 3D Blast (até então, a grande maioria dos jogos eram de plataforma). Sonic 3D Blast foi fabricado pela Traveller's Tales, em parceria com a Sega (que detém os direitos sobre a marca Sonic).

Sonic foi convertido para o universo 3D com Sonic Adventure, em 1999 para o console Dreamcast (mais tarde seria portado para PC e Gamecube como Sonic Adventure DX). Antes disso, o ouriço já tinha participado de jogos 3D (Sonic R e Christmas NiGHTS), mas fora do gênero plataforma. Em Sonic Adventure, Yuji Uekawa redesenhou todos os personagens, deixando-os com um ar mais "radical". Ele deu a Sonic pernas e espinhos mais longos, assim como íris verdes. Sonic Adventure foi seguido em 2001 por Sonic Adventure 2, que marcou uma mudança na série, implementando "times", o Team Hero (Sonic, Tails e Knuckles) que tentava salvar o mundo e o Team Dark (Dr.Eggman, Rouge the Bat e Shadow the Hedgehog), que tentava conquistá-lo.

Outros jogos em 3D foram Sonic Heroes (2003), em que controlava-se três personagens simultaneamente, e os primeiros para a "nova geração" de games Sonic the Hedgehog (2006), Sonic and the Secret Rings (2007).

Sonic também estrelou uma série de spin-offs: jogos de corrida (Sonic Drift, Sonic Drift 2, Sonic R, Sonic Riders, Sonic Riders:Zero Gravity), luta (Sonic the Fighters, Sonic Battle), puzzles (Sonic Shuffle), pinball (Sonic Spinball, Sonic Pinball Party), entre outros. Seus companheiros também tem aventuras separadas, como Tails Adventures, Knuckles' Chaotix e Shadow the Hedgehog.

Por muito tempo Sonic foi exclusivo de consoles Sega, com exceção de conversões de seus jogos para PC e de um jogo criado para o Neo Geo Pocket numa parceria com a SNK. Em 2001, a Sega se retirou do mercado de consoles, e no ano seguinte Sonic já aparecia no GameCube e no Game Boy Advance da Nintendo. Em 2003, Sonic tornou-se multiplataforma, estrelando jogos novos para os outros consoles da geração 128-bit, o PlayStation 2 e o Xbox, e depois para outras plataformas portateis (N-gage, PSP, Nintendo DS).

Sonic também fez aparições marcantes ao lado de seu rival Mario em jogos como Mario & Sonic at the Olympic Games, Mario & Sonic at the Olympic Winter Games e Super Smash Bros. Brawl como personagem jogável em ambos os jogos em parceria com a Nintendo. Também aparece em Sonic and the Black Knight que é um jogo exclusivo para o Wii.

QuadrinhosEditar

  • Sonic estreou na banda desenhada com um mangá na revista Shogaku Yonensei ("estudante da quarta série"), contando a história de um garoto que se tornava o herói Sonic.
  • A americana Archie Comics publicou a mais conhecida revista de Sonic, que estreou em 1992 e ja passa de 200 edições, com direito a diversos especiais e uma "spin-off" estrelada por Knuckles que durou 32 edições. A história era centrada nos Guerreiros da Liberdade(Freedom Fighters), liderados pela Princesa Sally Acorn contra Robotnik, que tomara controle da capital de Mobius, Mobotropolis, e a tornara uma fábrica de robôs, Robotropolis. Sonic e Tails sendo parte do grupo, claro. A editora brasileira Escala publicou 8 edições dessa revista. O motivo da interrupção da publicação brasileira é desconhecido. [1]
  • Sonic the Comic foi uma versão europeia de Sonic, publicada pela inglesa Fleetway. Também publicava histórias de outros jogos da Sega, como Golden Axe, Streets of Rage e Shinobi. Durou 223 edições de 1993 a 2000.
  • Recentemente a Archie passou a publicar quadrinhos inspirados no animê Sonic X. Já durou 40 edições, para depois ser substituída pelas séries Sonic Universe.

Foi anunciado na "Comic Con 2012" que a archie comics está trabalhando em um crossover entre os personagems de "Sonic the Hedgehog" e os da série Mega Man.

Desenhos animadosEditar

Em 1993, a produtora americana DiC fez uma proposta de um desenho do Sonic para a rede ABC. Gostaram da ideia, mas não da animação limitada, tramas pobres e bordões. Então a DiC resolveu investir em outro. Os dois acabaram sendo produzidos, o primeiro, Adventures of Sonic the Hedgehog (conhecido AoStH) que passava nos dias de semana enquanto Sonic the Hedgehog passava no sábado de manhã (por isso sendo conhecido SatAM, Saturday AM).

AoStH era centrado no humor infantil, pastelão, e durou 66 episódios mais um especial de Natal. Fora exibido no Brasil pela Rede Globo no programa TV Colosso. SatAM já contava com atmosfera mais madura e um enredo mais complexo. O desenho era semelhante à HQ da Archie, com os Freedom Fighters em sua luta contra o tirano Robotnik. Durou dois anos e 26 episódios(a DiC pretendia fazer uma terceira temporada, mas a baixa audiência em comparação à nova atração Power Rangers fez a ABC cancelar). Foi exibido na Rede Globo no ano de 1994 e 1995 e em fitas VHS no Brasil, e anos depois foi redublado e exibido pelo SBT.

Em 1996 foi lançado no Japão um animê de Sonic, no qual Dr Eggman é supostamente expulso de seus domínios por um novo inimigo e pede a ajuda de Sonic, conhecido como Sonic Ova. Em 1999 fora lançado nos EUA como Sonic The Movie. Infelizmente o Brasil nunca chegou a ver este anime.

Em 1999 surgiu outra série, Sonic Underground, criada na Europa e considerada pelos fãs a pior das 3, especialmente por não ter continuidade com as outras mídias. Sonic e seus irmãos Sonia e Manic tentam encontrar sua mãe, Rainha Aleena, antes que ela caia nas garras de Robotnik. No Brasil, a série foi exibida pelo SBT para pegar uma carona na audiência de SatAM.

Em 2003, foi feito o animê Sonic X, que durou 52 episódios mas foi expandido para 78 e desta vez é mais fiel aos video games. Esse faz Sonic & Cia. entrarem no mundo dos humanos. já foi exibido no Brasil pela Rede Globo, na TV Globinho. Em Portugal, é transmitido pelo canal Sic, dentro do programa Sic Kids. Sonic X também foi apresentado na TV globo na hora de Festival De Desenhos em 2010

Vozes do personagemEditar

Dubladores: Japonês: Junichi Kanemaru (1998–presente). Inglês: Ryan Drummond (1999–2004) a voz que destacou o personagem por muito tempo e Jason Griffth (2005–presente).

No Brasil, Sonic é dublado por Manolo Rey (excepto em AoSTH, por Oberdan Júnior).

aviso:o que esta em azul se vc quer saber mais pesguise

Também no FANDOM

Wiki aleatória